Todo trabalhador tem seus direitos trabalhistas, previstos em leis e regras que garantem condições de trabalho mais justas e seguras.
Os principais direitos trabalhistas são:
- Registro em Carteira;
- Salário mínimo;
- Jornada de trabalho com limites e regras;
- Férias com adicional de 1/3 sobre o salário;
- 13º Salário;
- Descanso semanal remunerado (DSR);
- Aviso Prévio;
- FGTS;
- Seguro desemprego;
- Licença Maternidade/paternidade;
- Adicionais Insalubridade/Periculosidade (para trabalhadores que atuam em condições prejudiciais à saúde ou com risco de vida);
- Horas Extras;
- Segurança no trabalho;
- Verbas Rescisórias;
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SINDICATO?
O Sindicato tem uma participação muito importante na defesa dos direitos trabalhistas, representando os trabalhadores e atuando em negociações de acordos e convenções coletivas de trabalho, buscando por condições de trabalho mais justas.
O Sindicato protege os direitos trabalhistas e dá voz aos trabalhadores na tomada de decisões, fortalecendo a democracia no ambiente de trabalho, equilibrando o poder entre empregadores e empregados, evitando abusos e garantindo relações de trabalho mais justas.
FILIAÇÃO AO SINDICATO
É de extrema importância que os trabalhadores filiem-se ao Sindicato para ganhar representatividade, apoio jurídico, assistência odontológica, convênios com descontos em serviços de saúde, cursos, entre outros benefícios.
O Sindicato luta contra a exploração e abusos no ambiente de trabalho, garantindo que os direitos trabalhistas sejam respeitados.
PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR
Embora a filiação não seja obrigatória, unir-se ao Sindicato fortalece o trabalhador na defesa dos seus interesses e direitos no ambiente de trabalho.
O trabalhador precisa confiar no Sindicato que o representa, denunciando irregularidades nas empresas que insistem em descumprir as leis trabalhistas. O Sindicato atuará juntamente com outros órgãos competentes.
A contribuição financeira de cada trabalhador é fundamental para garantir a sustentabilidade do Sindicato nas atividades em prol da categoria.
As assembleias são fundamentais para discussões e deliberações nas questões de interesse da categoria, para que os trabalhadores possam reivindicar e votar em decisões relevantes.
Para construir uma relação de trabalho mais justa e equilibrada, onde os direitos e interessas trabalhistas são respeitados, o trabalhador precisa se unir ao Sindicato.